Zafolat possui em sua formulação metilfolato (forma ativa do ácido fólico), que auxilia na formação do tubo neural do feto durante a gravidez. Por isso, é recomendado para mulheres em idade fértil, especialmente as que desejam engravidar. As mulheres que interrompem um método contraceptivo têm a recomendação de suplementar a ingestão de ácido fólico na sua forma ativa com o metilfolato. Recomenda- se a ingestão de 400 microgramas de metilfolato (equivalente a 355 mcg de ácido fólico), iniciando‐se no momento que a mulher desejar engravidar e continuando até o final do primeiro trimestre de gestação (12 semanas de gestação).
Para uma melhor ação, a ingestão diária de metilfolato deve ser iniciada semanas antes da fecundação.
Metilfolato é também conhecido como a forma ativa do ácido fólico.
Como o ácido fólico não é sintetizado pelo organismo humano, ele deve ser ingerido por meio de uma dieta e/ou suplementação.
A suplementação de ácido fólico é muito importante e recomendada, principalmente, para as mulheres em idade fértil, pois a presença de quantidades adequadas dessa vitamina auxilia na formação do tubo neural do feto.
O metilfolato (forma ativa do ácido fólico) também auxilia no(a):
A vitamina E auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres.
A vitamina B6 auxilia no(a):
A vitamina B12 auxilia no(a):
O corpo precisa converter o folato ingerido (por exemplo, o ácido fólico) em outra forma ativa para que esta vitamina tenha o efeito desejado ou esperado.
O ácido fólico é a forma sintética do folato. Uma vez ingerido, ele se transforma em L-metilfolato, mas isso só ocorre na presença da enzima chamada metiltetrahidrofolato redutase (MTHFR).
Algumas pessoas apresentam certos polimorfismos (variações genéticas) que levam a MTHFR a apresentar uma atividade inadequada.
Considerando a alya prevalência destas variações genéticas e a importância de assegurar que as mulheres grávidas obtenham a quantidade de ácido fólico adequada, a suplementação com L-metilfolato pode ser a melhor opção para evitar deficiência de folato no sangue.
Estudos realizados em vários países, inclusive Brasil, demonstram que essa alteração genética afeta metade da população. Nestas pessoas, o ácido fólico não é metabolizado adequadamente. É importante a ingestão da forma ativa de metilfolato, pois 100% das mulheres apresentam absorção nestes casos.
O metilfolato tem benefícios importantes se comparado ao ácido fólico sintético. O metilfolato é mais bem absorvido e não é alterado por defeitos metabólicos. Além disso, usar o metilfolato ao invés do ácido fólico reduz a possibilidade de interações com medicamentos que alteram a metabolização desta vitamina pelo organismo.